18 de novembro de 2011

Medo e repressão na Univ. Fed. de Rondônia: os últimos acontecimentos

Caríssimos,

Quando achamos que a falta de bom senso e a impunidade chegaram a seu ápice, somos surpreendidos por mais descalabros.
Há pouco mais de 15 dias enviei a algumas pessoas um email (reproduzido abaixo) rogando por apoio e buscando dar visibilidade a crise que se instaurou na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Supus, ingenuamente, que aos poucos o Governo brasileiro e as instituições responsáveis (Polícia Federal, Ministério Público, Ministério da Educação, etc.) fossem, de alguma forma, se sensibilizar pelo que tem ocorrido em terras rondonienses. Ledo engano.

16 de novembro de 2011

Hermano Vianna - Peter Fry



Seu olhar de quem não nasceu aqui muitas vezes é o mais brasileiro de todos.

Peter Fry fez 70 anos na semana passada. O Brasil tem tido o privilégio de conviver com esse antropólogo de origem britânica desde 1970, quando ele aportou em Santos para ser professor na Unicamp. Um de seus livros ganhou o título “Para inglês ver”. Tomara que continue nos vendo, nos ensinando a ver e aprendendo conosco a ver por um bom tempo. 
Seu olhar de quem não nasceu aqui muitas vezes é o mais brasileiro de todos e nos força a cultivar, contra sonhos poderosos de identidade certinha e estável, tudo aquilo que nos torna diferentes, originais e imprevisíveis. 

Democracia aplicada ao gênero e à sexualidade

No artigo “Paradoxos e convergências em torno da igualdade:decisões dos tribunais superiores brasileiros sobre união estável e casamento civil LGBT”, apresentado no 35º Encontro Anual da ANPOCS, a pesquisadora Rosa Oliveira comenta as decisões do STF e STJ sobre união estável e casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Texto disponível no site do Centro latino-americano em sexualidade e direitos humanos.

8 de novembro de 2011

Mesa Direitos humanos, sujeitos e reconhecimento: novas moralidades em debate coordenado por Laura Moutinho na ANPOCS

Fazendo ciências sociais no Brasil


por Yvonne Maggie - no seu blog pessoal "A vida como ela parece ser"

A Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), criada em 1977, congrega centros de pesquisa e pós-graduação em antropologia, ciência política e sociologia para discutir questões relevantes da agenda política e científica do País e do mundo. Anualmente, desde sua criação, promove encontros com extensa programação de palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, simpósios, fóruns e cursos. Esses congressos reúnem grande fatia dos cientistas sociais brasileiros e alguns estrangeiros.

Os primeiros encontros, realizados em Águas de São Pedro, ainda em plena ditadura, eram frequentados por poucos cientistas. Com o passar dos anos a Anpocs tornou-se um dos mais importantes centros de discussão de temas relacionados à vida cotidiana de diversos grupos sociais, à política, às relações internacionais e à pesquisa pura.

Há anos nossos encontros se realizam nos hotéis de Caxambu, que hospedavam famílias em férias para banhos e curas nas águas sulfurosas da cidade. Anualmente os hotéis da cidade abrem suas portas para um crescente número de cientistas sociais, pós-graduandos e graduandos do Brasil e de outros países para debaterem temas variados.

O 35º Congresso, realizado em outubro de 2011 e secretariado pela antropóloga Maria Filomena Gregori, foi um encontro dos mais bem-sucedidos, não só pela organização de sempre, mas pela forma com que propiciou as relações de convívio e debate entre as pessoas ali reunidas. O clima de descontração fez do encontro um dos mais aprazíveis a que estive presente, e possibilitou o sucesso das discussões sobre temas essenciais para a vida no mundo contemporâneo.

Assisti a uma belíssima e emocionante mesa redonda organizada pela antropóloga Laura Moutinho, professora do departamento de antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e minha ex-aluna de graduação e mestrado. Há uns meses Laura me disse que iria organizar na Anpocs uma mesa intitulada – Direitos humanos, sujeitos e reconhecimento: novas moralidades em debate –, composta por um homem trans, uma ex-prostituta e organizadora do movimento das prostitutas no Brasil e uma antropóloga feminista. Assustada, expressei um leve ai. Laura timidamente exclamou: “Não se preocupe!!!”. Mesmo não sendo este o tema e objeto de minhas pesquisas, fiz questão de comparecer ao evento. Confesso que foi uma das experiências mais verdadeiramente antropológicas que presenciei em anos de congressos e reuniões desse tipo.

A fala dos oradores deixou a plateia emocionada. Não porque lá estivessem nativos esdrúxulos expondo e expondo-se como vítimas a cientistas – numa espécie de “antropologia de varanda” feita antes de Bronislaw Malinowski, um dos heróis fundadores da antropologia, ter criado o método da observação participante –, mas porque possibilitaram o que a boa antropologia ensina: conhecer o sistema de pensar, sentir e agir dos diversos grupos humanos buscando o que os universaliza.

A mesa, coordenada por Laura Moutinho, era composto de dois expositores: um homem trans (categoria que na “sopa de letrinhas” do movimento LGBT significa uma moça que passou por cirurgias para se transformar em homem, biológica e subjetivamente) e uma ex-prostituta, líder do movimento de enorme sucesso criador da grife Daspu. A debatedora, Guita Debert, uma antropóloga, professora titular da Unicamp e feminista.

Guilherme Silva de Almeida – doutor em Saúde Coletiva, professor da Uerj e coordenador do Laboratório Integrado da Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (Lidis/Uerj) – se autodefine como homem trans. É um rapaz viril, mas ao mesmo tempo, sedutor e gentil, e partiu da sua experiência e da história de outras pessoas que passaram pelo mesmo processo, para esboçar o quadro teórico ou os princípios gerais a seu ver fundamentais para explicar essa vivência, em um tom otimista e muito carinhoso para os que o ouviam. Gabriela Leite, a ex-prostituta, discursou do ponto de vista do movimento das prostitutas em oposição a alguns setores do movimento feminista que tendem a vê-las como vítimas a serem resgatadas e, fez mais, levou-nos a pensar sobre o quadro teórico mais amplo em que está inserida sua luta. Guilherme situou o processo experimentado por ele e muitas outras pessoas como uma transformação para poder vivenciar a normalidade e não a abjeção ou o sentimento de inversão e achincalhe. Uma busca de viver sua individualidade plena, sem estar “montado no estribo da biologia”, como definiu.

Tudo o que foi dito naquela mesa me pareceu uma verdade incontestável e Guilherme me fez pensar sobre a antropologia clássica e de que modo o estudo das novas maneiras de fazer-se indivíduo pode ser frutífero para repensar o lugar do pesquisador na contemporaneidade. Neste mundo tão cheio de antropólogos que, ao contrário de Guilherme, propõem engenharias sociais e pensam muito pouco nos objetos dessas políticas, a mesa organizada por Laura Moutinho me devolveu a esperança. Esta proposta conduz a um mergulho nos sentimentos e na vivência das pessoas pesquisadas.

4 de novembro de 2011

Menção honrosa para Isadora Lins França

É com imensa satisfação que o Numas registra a menção honrosa para Isadora Lins França, no 35 Encontro da ANPOCS, por sua tese de doutoramento Consumindo lugares, consumindo nos lugares: homossexualidade, consumo e subjetividades na cidade de São Paulo, orientada por Júlio Assis Simões. Atualmente, Isadora é pós-doutoranda do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/ Unicamp.

2 de novembro de 2011

Comunicado dos três estudantes da Geografia envolvidos com a PM na quinta-feira passada.


"Diante da repercussão que se seguiu após os fatos da quinta feira (27/10), viemos nos pronunciar para esclarecer parte do que ocorreu naquele dia. Primeiramente devemos deixar claro que, com a ajuda e orientação dos advogados, optamos por assinar o termo circunstanciado da PM para evitar novas complicações, vale ressaltar que, uma vez que já existia um B.O em nossos nomes de nada adiantava recusar assinar o termo, sendo que tal atitude só poderia acarretar em mais processos. Desta forma, o boato de que o DCE e a diretora da FFLCH teriam nos entregado para a PM, assim como outros estudantes que ajudaram a formar o cordão de isolamento, é falsa. Também é necessário dizer que não fomos conduzidos até o carro da polícia e que a nossa ida até a delegacia foi realizada através de carona oferecida por professores da FFLCH. Sem mais, agradecemos a ajuda e apoio daqueles que procuraram garantir a nossa autonomia para decidir o que fazer diante da situação em que nos encontrávamos, e parabenizamos o esforço que tem se criado nesses dias para se discutir questões muito mais importantes do que esta, como a própria legalização da maconha, a presença da PM na USP e a falta de segurança no campus."


(Essa nota foi veiculada pelos Centro Acadêmicos de Geografia (CEGE) e Ciências Sociais (CEUPES)