3 de dezembro de 2009

Lançamento de Livro - sociologia no ensino médio

Temos a participação de 3 professores vinculados ao NUMAS na publicação do livro "Diferenças e Igualdades", que contém uma interessante proposta de ensino de sociologia no ensino médio. Heloísa Buarque de Almeida é organizadora junto a José Szwako; Julio Simões e Lilia Schwarcz são responsáveis pelos capítulos relativos a sexualidade e raça, respectivamente.


Sociedade em foco é uma coleção de introdução à Sociologia e às Ciências Sociais para o ensino médio e os anos iniciais do ensino superior. O objetivo é contribuir para uma compreensão da sociedade contemporânea em sua complexidade. Os autores são professores das mais conceituadas universidades do país.

Especialistas nos temas tratados estão em dia com a discussão teórica contemporânea e têm larga experiência em sala de aula.

Parte-se da realidade à nossa volta: os fatos e agentes sociais, seus dilemas, conflitos e desafios. Trata-se de introduzir o leitor aos métodos e abordagens das Ciências Sociais, com exemplos concretos que permitem visualizar e entender as teorias envolvidas.

Este volume, diferenças, igualdade, trata das formas de hierarquia e diferenciação social. O leitor é convidado a refletir sobre alguns dos conceitos centrais da disciplina: classes sociais, raça, gênero, sexualidade e geração

Capítulos e autores:

Introdução - Antonio Sérgio Guimarães, USP
Classe social - Adriano Codato, UFPR
Raça - Lilia Schwarcz, USP
Gênero - Adriana Piscitelli, UNICAMP
Sexualidade - Julio Simões, USP
Juventude - Elisa Guaraná, UFRRJ

Veja mais informações no site da editora:
http://www.berlendis.com/product.aspx?product=121&category=46

Nenhum comentário:

Postar um comentário