23 de janeiro de 2012

"CULTURAS CORPORAIS, SEXUALIDADES E RECONHECIMENTO: NOVAS MORALIDADES EM DEBATE" (GT 23)

REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, São Paulo, de 2 a 5 de julho de 2012, o Grupo de Trabalho "CULTURAS CORPORAIS, SEXUALIDADES E RECONHECIMENTO: NOVAS MORALIDADES EM DEBATE" (GT 23), coordenado pelos Profs. Fabiano Gontijo (UFPI) e Laura Moutinho (USP).






Envio de propostas de comunicação até o dia 26/01/2012.

Resumo da proposta do GT:
Este GT se inscreve no campo dos debates em curso sobre direitos diferenciados e políticas de reconhecimento. Novas sensibilidades sociais articuladas à ampla circulação de capitais simbólicos específicos vêm produzindo não somente renovados canais de comunicação entre instâncias diversas de poder, mas alargando os antigos campos de pesquisa e dando destaque a novos sujeitos de reconhecimento. Paralelamente, alguns dos atuais “direitos” consubstanciados em “sujeitos” se constroem sobre a naturalização de identidades e convenções morais socialmente elaboradas. Diante disto, parece pertinente afirmar que muitas reivindicações podem ser compreendidas ora como emancipatórias ora como um reforço do desejo de “normalização”, ora como uma reificação de sujeitos em categorias. Na produção tanto da diferença (e da desigualdade) quanto de novas sensibilidades sociais, um conjunto de marcadores sociais da diferença vêm sendo articulados a partir de três eixos: 1) o da (re)construção dos Estados nacionais e de certas representações de nação; 2) o campo dos direitos humanos: da regulação/repressão à construção de sujeitos de direitos; e 3) o eixo das subjetividades/identidades: o espaço da construção, do cuidado de si e da inserção em novas ou renovadas redes de sociabilidade. Este GT abrigará trabalhos a partir destes eixos.




Para informações mais detalhadas sobre o evento e sobre o envio de comunicações, visite o site: http://www.sistemasmart.com.br/RBA/default.asp

Para a inscrição de propostas de comunicação, a) serão solicitados o título, o GT escolhido e um resumo com até 1500 caracteres com espaços; b) para efetuar a INDICAÇÃO DE CO-AUTORES é necessário solicitar que os indicados se cadastrem PREVIAMENTE no site da Reunião, preenchendo o formulário geral de inscrição no link abaixo. Todo cadastro gera um número de inscrição do participante. Esse número deve ser OBRIGATORIAMENTE informado na hora de indicar seus co-autores. Este número pode ser obtido no e-mail que todo participante recebe após efetuar seu cadastro no sistema, ou na área restrita do site logo após o login com e-mail e senha (o número aparece no canto superior direito).



Fabiano Gontijo e Laura Moutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário