4 de junho de 2012

Convite para aula aberta.

O Núcleo de Estudos da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP convida para aula aberta: A política no meio: para uma interpretação política dos dualismos em Deleuze e Guattari.

Críticas recentes – entre as quais se destacam as de Alain Badiou, Slavoj Zizek e Peter Hallward – questionam profundamente a utilidade política do pensamento de Deleuze e Guattari. Para esta reação à influência adquirida por ambos na última década e meia, os autores de O Anti-Édipo seriam ou anti-políticos ou, mesmo que contra sua vontade, apologistas do capitalismo neoliberal. Tais críticas, ao invés de serem simplesmente descartadas, devem nos servir de oportunidade para considerar os riscos efetivos, em que interpretações favoráveis a Deleuze e Guattari por vezes também incorrem, de fazer o pensamento de ambos funcionar desta maneira. É preciso, portanto, repensar a relação entre atual e virtual e os demais dualismos da obra de Deleuze e Guattari (molar/molecular, macro/micropolítica, desterritorialização/reterritorialização) não apenas a fim de reconstruir o sentido original da intervenção política empreendida por eles, como para trazer à luz a maneira como eles ainda hoje podem oferecer elementos essenciais para o engajamento com situações políticas concretas.

Rodrigo Nunes é PhD pelo Goldsmiths College, University of London, e pós-doutorando na PUCRS, com bolsas PNPD/CAPES e FAPERGS, onde coordena o grupo de pesquisa Materialismos - Correlacionismo, ontologia e ciência na filosofia contemporânea (www.materialismos.wordpress.com). Foi professor visitante na University of London e University of East London. Tem contribuído para publicações nacionais e internacionais, como Radical Philosophy, Deleuze Studies, Mute, Transform, ephemera, Lugar Comum, Cadernos de Subjetividade, Trópico e The Guardian, além de vários livros; é membro do coletivo editorial do projeto transnacional Turbulence (www.turbulence.org.uk); e ocasionalmente alimenta o blog http://orangoquango.wordpress.com.

Dia 6 de junho, quarta-feira, às 19:30, no Colégio São Domingos, Rua Monte Alegre, 1083 (em frente à Livraria Cortez), sala 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário