Dezesseis pesquisadores discutirão o tema: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO BRASIL E DA BRASILIDADE.
IV SEMINÁRIO DO GRUPO
DE ESTUDOS DE PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS (PROGRAMAÇÂO)
NOVAS REPRESENTAÇÕES DO
BRASIL E DA BRASILIDADE
6ª. feira, 19/10/12 das 9:00 às 12:30 hs. SALA 4C07 –
4º. Andar – Prédio Novo
Mesa 1: Identidade, mestiçagem, diversidade. O
Estado e as transformações nas práticas e reconhecimentos
José Paulo Florenzano
(PUC-SP/ GEPRACC): Futebol e identidade
Expedito Leandro Silva (Unisa/GEPRACC): 70
anos da Guerreira: a mestiçagem
brasileira na tradução musical de Clara Nunes
Bruno Gontyjo do Couto (Mestrando em Sociologia UnB): Ideologia e utopia de Brasília: a
articulação entre modernismo estético e Estado brasileiro entre 1920 e 1960
Vera Lucia Cardim de Cerqueira (doutoranda PUC/SP/ GEPRACC): Missão de Pesquisas Folclóricas: o percurso
de uma coleção do folclore ao patrimônio
Ana Claudia Berwanger (UFES): Práticas
de projeto e práticas artesanais: um panorama da relação design-artesanato do
Movimento Artes e Ofícios na Inglaterra ao Brasil atual
Maria Celeste Mira (PUC-SP/ líder GEPRACC): Brasil: um mosaico de tradições populares
6ª. feira, 19/10
das 14:30 às 18:00 hs. SALA 513 – 5º. Andar – Prédio Novo
Mesa 2: A construção da brasilidade como diferença e valor no mercado mundial
André Luiz da Silva (Unitau/
GEPRACC): Os fluxos devocionais do Círio
de Nazaré, Belém-PA
Ana Lúcia de Castro (Unesp/
GEPRACC): Performance Brasil: ginga e
sensualidade como produtos de mercado
Jorge Leite Jr. (UFSCar/ GEPRACC) Travestis
e ladyboys – pornografia transnacional e classificações nativas
Miqueli Michetti (FGV-SP): Os usos do meta-discurso da
diversidade no mercado mundial de moda: a "moda brasileira"
Michel Nicolau Neto: Além de padronização e diferença: a articulação de valor de
diferenciação e capital de confiança no mercado de World Music
Sábado, 20/10 das 10:00 às 13:00 hs. SALA 513 – 5º. Andar – Prédio Novo
Mesa 3: Práticas, signos, estilos de vida e significados contemporâneos: a
questão do urbano, do global, das redes sociais, das políticas culturais
Edson Farias (UnB): “Cidade maravilhosa”, “Rio Babilônia” e
“Rio 40 Graus”: Três signos na economia simbólica da paisagem carioca
Maria Lucia Bueno (UFJF): Gastronomia e sociedade de consumo.
Tradições culturais brasileiras e estilos de vida na globalização cultural
Felipe
Tartas (Mestrando em Sociologia UFG): A
composição social de significados de automóveis e estilos de vida em clubes de
carros
Marco Antonio de
Almeida (USP/ GEPRACC): Políticas
Culturais e redes sociotécnicas
Elder Alves (UFAL): A economia
criativa no (do) Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário