24 de dezembro de 2009

Inscrições Abertas - Fazendo Gênero 2010

Lembramos mais uma vez que as inscrições do Fazendo Gênero 2010 na Universidade Federal de Santa Catarina estão abertas até o dia 28 de Fevereiro. Já falamos um pouco sobre esse evento em um post anterior.
Além dos Seminários Temáticos sobre sexualidade aos quais já haviamos dado destaque gostaríamos também de promover o ST 58 sobre Direitos Humanos, cordenados por Richard Miskolci e Rossana Rocha Reis.

58. Novas Perspectivas sobre Direitos Humanos: reconfigurações teórico-metodológicas, novos atores e processos no cenário internacional e perspectivas para o contexto brasileiro

Coordenador@s: RICHARD MISKOLCI, ROSSANA ROCHA REIS

Ao longo do último século, cada vez mais diversos movimentos sociais e políticos, dentro, fora e entre os Estados nacionais têm utilizado a linguagem dos direitos humanos para expressar suas demandas e dar a elas legitimidade. Contudo, o significado dos direitos humanos e sua história são objetos de intensa controvérsia, entre atores, e entre analistas e políticos e sociais. O objetivo desse Seminário Temático, sob uma perspectiva feminista, é fomentar a interlocução e incentivar reflexões interdisciplinares sobre os direitos humanos. Com esse objetivo o debate vai privilegiar três eixos:
1. Uma crítica à “história oficial” dos Direitos Humanos na perspectiva dos saberes subalternos (Teoria Feminista, Teoria Queer e Estudos Pós-Coloniais), destacando o papel das lutas subalternas (mulheres, não-brancos, não ocidentais, anti-racistas, etc) em sua criação e desenvolvimento desde fins do século XVIII;
2. Análises sobre as relações entre os Direitos Humanos na política internacional, como política de Estado e demandas de reconhecimento envolvendo deslocamentos, relações de gênero, direitos sexuais, e outras diferenças dentro e fora das fronteiras nacionais. Essa tarefa envolve as diversas ciências sociais, inclui olhares sobre atores domésticos, internacionais e transnacionais, e dialoga com temas como segurança, justiça e democracia;
3. Por fim, propomos análises críticas do processo de institucionalização dos direitos humanos no Brasil, em especial no que toca ao conteúdo das agendas de Estado e dos movimentos sociais em contraste com alternativas e demandas não-privilegiadas nos canais oficiais de negociação política e implementação prática de direitos. Quais problemáticas de gênero, sexualidade e de relações étnico-raciais são privilegiadas e com quais conseqüências sociais, políticas e institucionais?

O link para as incrições é: http://www.fazendogenero9.ufsc.br/inscricoes

12 de dezembro de 2009

Disponível na Web - dossiê "Prevenção do HIV/Aids em diferentes contextos culturais e nacionais"

O dossiê de artigos sobre prevenção do HIV/Aids em diferentes contextos culturais e nacionais organizado por Laura Moutinho, professora vincluada ao NUMAS, para a revista Physis já está disponível no Scielo, podendo ser acessado na íntegra a partir desse link.

Apresentação (trecho)
Laura Moutinho e Ruben Mattos

O presente dossiê é fruto de uma série de inquietações. Em vários trabalhos de pesquisa realizados nos últimos anos, nos âmbitos do CLAM/IMS/UERJ, USP e Cebrap, deparamo-nos com uma série de questões de ordens e escalas diversas relativas à epidemia da Aids. Após longas conversas a respeito com Ruben Mattos e com uma variada gama de pesquisadores de distintas nacionalidades, amadurecemos a ideia de produzir um dossiê que versasse sobre temáticas que de algum modo representassem, senão situações limites, ao menos: 1) tensões entre as estratégias de prevenção veiculadas; 2) a relação entre organizações da sociedade civil e instâncias governamentais; 3) a interconexão entre doença e política na produção científica e 4) os cálculos preventivos dos indivíduos - igualmente variados e marcados tanto por questões biográficas quanto culturais.

Para ver o texto completo da apresentação clique aqui.
Segue abaixo o conteúdo do dossiê, com os links para acessar os artigos diretamente.

Editorial
Camargo Jr, Kenneth Rochel de



Apresentação
Moutinho, Laura; Mattos, Ruben



Aids, Política e Sexualidade: refletindo sobre as respostas governamentais à Aids na África do Sul e no Brasil
Santos, Gustavo Gomes da Costa



Argumentos em torno da possibilidade de infecção por DST e Aids entre mulheres que se autodefinem como lésbicas
Almeida, G.



All Sexed Up: a resposta de mulheres lésbicas negras jovens ao sexo (mais) seguro em Johannesburg, África do Sul
Matebeni, Zethu; Camargo, Thais Medina Coeli Rochel de; Camargo Jr, Kenneth Rochel de; Dias, Laércio Fidelis



O discurso da prevenção da Aids frente às lógicas sexuais de casais sorodiscordantes: sobre normas e práticas
Maksud, Ivia



Presentes Perigosos: dinâmicas de risco de infecção ao HIV/Aids nos relacionamentos de namoro em Maputo
Manuel, Sandra



Cuidados consigo mesma, sexualidade e erotismo na Província de Tete, Moçambique
Bagnol, Brigitte; Mariano, Esmeralda

3 de dezembro de 2009

Palestra - Heloisa Buarque de Almeida

[clique sobre o cartaz para vê-lo em tamanho maior]

Lançamento de Livro - sociologia no ensino médio

Temos a participação de 3 professores vinculados ao NUMAS na publicação do livro "Diferenças e Igualdades", que contém uma interessante proposta de ensino de sociologia no ensino médio. Heloísa Buarque de Almeida é organizadora junto a José Szwako; Julio Simões e Lilia Schwarcz são responsáveis pelos capítulos relativos a sexualidade e raça, respectivamente.


Sociedade em foco é uma coleção de introdução à Sociologia e às Ciências Sociais para o ensino médio e os anos iniciais do ensino superior. O objetivo é contribuir para uma compreensão da sociedade contemporânea em sua complexidade. Os autores são professores das mais conceituadas universidades do país.

Especialistas nos temas tratados estão em dia com a discussão teórica contemporânea e têm larga experiência em sala de aula.

Parte-se da realidade à nossa volta: os fatos e agentes sociais, seus dilemas, conflitos e desafios. Trata-se de introduzir o leitor aos métodos e abordagens das Ciências Sociais, com exemplos concretos que permitem visualizar e entender as teorias envolvidas.

Este volume, diferenças, igualdade, trata das formas de hierarquia e diferenciação social. O leitor é convidado a refletir sobre alguns dos conceitos centrais da disciplina: classes sociais, raça, gênero, sexualidade e geração

Capítulos e autores:

Introdução - Antonio Sérgio Guimarães, USP
Classe social - Adriano Codato, UFPR
Raça - Lilia Schwarcz, USP
Gênero - Adriana Piscitelli, UNICAMP
Sexualidade - Julio Simões, USP
Juventude - Elisa Guaraná, UFRRJ

Veja mais informações no site da editora:
http://www.berlendis.com/product.aspx?product=121&category=46