Apresentamos abaixo a chamada de trabalhos para o GT 29: Sexualidades e novas culturas corporais: identidades e diferenças coordenado por Fabiano Gontijo (UFPI) e por Laura Moutinho, professora vinculada ao NUMAS, na 27ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) – Conhecimentos e Saberes Tradicionais no Brasil Plural, de 1 a 4 de agosto de 2010, em Belém, Pará.
GT 29: Sexualidades e novas culturas corporais: identidades e diferenças
Coordenadores: Fabiano Gontijo (UFPI) e Laura Moutinho (USP)
Debatedores: Antonio Sérgio Guimarães (USP), Cristina Donza Cancela (UFPA) e Sérgio Carrara (UERJ - a confirmar)
Resumo:
Este GT incide sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas nos mais diversos estados brasileiros sobre a produção social da diferença, especialmente, as que articulam categorias relativas a sexo, gênero, idade, raça e classe. Interessa-nos refletir tanto sobre as formas de marcar e constituir corpos e identidades quanto os sistemas de classificação social que impregnam (e conformam) a economia do prazer, do desejo, da dominação e do poder. São variadas as categorias organizacionais, conceituais e políticas que vêm informando as tomadas de posições dos sujeitos, neste sentido, poderão ser acolhidas as pesquisas que incidem sobre a inflexão provocada pela recente especificação dos direitos. Os aparatos teóricos e metodológicos utilizados receberão especial atenção, visto que novas abordagens e temas, bem como certo entrecruzamento das agendas políticas e acadêmicas vêm promovendo novos canais de comunicação e (re)posicionando os sujeitos produtores do conhecimento. Trata-se, assim, de uma tendência que exige uma aprofundada reflexão. De que modo as diferentes tradições políticas, sociais e culturais determinam trajetórias individuais e coletivas diversas, em cada situação particular estudada? Onde residem as resistências sociais? Quais as faces do preconceito, do sexismo e da homofobia? Estas são algumas das questões que orientarão as discussões propostas com objetivo de estimular uma fértil troca de idéias, fomentando a constituição de novas parcerias e/ou redes de pesquisa.
O GT ocorrerá em no máximo três sessões, com cinco apresentações por sessão, totalizando 15 propostas. Para o GT, os estudantes de graduação poderão apresentar trabalhos em formato de painéis, que serão expostos nas salas onde funcionarão os respectivos Grupos, em número de até cinco painéis. Os associados da ABA terão prioridade na seleção dos trabalhos para os GTs que deverão ser compostos por, no mínimo, 80% de associados (com anuidade em dia) nas apresentações orais.
O prazo limite para a envio dos resumos é 10 de abril de 2010. Os resumos devem incluir título do trabalho, autor, email e filiação institucional. As inscrições de resumos para o GT serão realizadas diretamente no site da ABA (www.abant.org.br).
Olá, vejam aí se interessa linkar este blog de anúncios de eventos, chamadas para publicações, concursos para professor e outras oportunidades profissionais, além de links para pastas de textos online. É o Bronislaw - http://bronislawww.blogspot.com/. Agradeço se puder divulgar aqui e/ou por email entre colegas e alunos, pois a finalidade do blog é exatamente compartilhar o mais amplamente possível as oportunidades acadêmicas que chegam até meu conhecimento e que já divulgo também na comunidade de antropologia social que modero no orkut.
ResponderExcluirAbraço,
Tânia,
PPGAS/UFRN