26 de novembro de 2012

Programa USP Diversidade

I Jornada de Diversidade Sexual da USP
Dias 7, 8 e 9 de Dezembro de 2012
 
Nos dias 7, 8, e 9 de dezembro, o programa USP Diversidade realizará a I Jornada de Diversidade Sexual da USP, que tem como objetivo descobrir as demandas e discutir os problemas já identificados relativos à diversidade sexual dentro da Universidade. Alunos, funcionários e professores são bem-vindos para relatar suas experiências e partilhar ideias. 
Aos interessados dos Campi da USP no interior ofereceremos transporte, alojamento e alimentação.

Inscrições pelo e-mail diversidade@usp.br
 
Para maiores informações consulte o texto em anexo clicando aqui
 

9 de novembro de 2012

I° ENUMAS - Programação

Aqueçam os motores! Vem aí o I Encontro de Marcadores Sociais da Diferença, iniciativa d@s integrantes do NUMAS que se concretiza após um longo período de trabalho!

O evento ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com a participação de convidad@s ilustríssim@s que certamente contribuirão para um debate muito rico sobre temas caros às pesquisas desenvolvidas por noss@s alun@s e professores/as.

 
Programação:


5 de novembro de 2012

31 de outubro de 2012

Convite lançamentos

Coleção Antropologia Hoje
 
A coleção Antropologia Hoje é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Antropologia Urbana da USP e da Editora Terceiro Nome com o propósito de divulgar ensaios, resultados de pesquisas, etnografias e propostas teórico-metodológicas da Antropologia voltados para a dinâmica cultural e a processos sociais contemporâneos.


 

29 de outubro de 2012

Sexta na Quarta.

Diferente do que de costume, a Sexta do Mês, evento organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, no mês de outubro ocorrerá na quarta-feira.
 
Será a Sexta na Quarta, dia 31, às 10h, na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
A convidada da vez é a professora Paula Sandrine Machado que trará algumas discussões que sua pesquisa de doutorado suscitou na área de gênero a partir da etnografia que realizou sobre nascimentos de bebês intersexo (com características de ambos os sexos). Ela espera fazer um balanço da discussão sobre intersexos na América Latina e pensar junto conosco as características da pesquisa antropológica sobre práticas médicas.

21 de outubro de 2012

NADIR Apresenta:

Na próxima sexta feira, 26/10, das 14h às 18h, na sala 24 do prédio de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP), com o apoio do PPGAS, o NADIR receberá o Prof. Theophilos Rifiotis do Depto de Antropologia da UFSC.
 
Segue em anexo o texto que deverá ser debatido na ocasião. Direitos humanos: Sujeito de direitos e direitos do sujeito, Theophilos Rifiotis

18 de outubro de 2012

Lançamento do Livro: "Cuidado e Cuidadoras - As várias faces do trabalho do CARE"

Data do Evento:
TER | 30.10 | 18 às 20h00 |

 As organizadoras, Profas. Dras. Helena Hirata e Nadya Araujo Guimarães, a Editora Atlas e o Departamento de Sociologia convidam para o lançamento do livro "Cuidado e cuidadoras. As várias faces do trabalho do care", que será realizado no dia 30 de outubro, terça-feira, das 18 às 20h, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14).
 
Local: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

16 de outubro de 2012

IV SEMINÁRIO DO GEPRACC

É com grande satisfação que convidamos a todos para o IV SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS DE PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS que ocorrerá na PUC/SP nesta semana, nos dias 19 e 20/10
 
 
Dezesseis pesquisadores discutirão o tema: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO BRASIL E DA BRASILIDADE.
 
 
 
 

10 de outubro de 2012

Grupo de Estudos: Teorias de Gênero e Psicanálise

O grupo de estudo terá um eixo estruturante, mas é aberto a proposições que tangem os interesses dos participantes. Pretende-se iniciar com o estudo das obras freudianas acerca da sexualidade para uma aproximação da teoria psicanalítica articulada com a prática clínica. O objetivo é construir um percurso para compreensão de trabalhos contemporâneos que dialogam diretamente com a psicanálise, em especial a vertente lacaniana, perspectiva que oferece “saídas” possíveis, mas controversas. Teremos como prioridade o estudo das obras de Judith Butler e de psicanalistas que se propõem a incorporar as contribuições das teorias de gênero em suas análises.



Início: Outubro/ 2012
Local: FFLCH-USP – Prédio de Ciências Sociais   (sala a combinar)
Encontro quinzenal às quintas-feiras. Horário : 17h – 18h30



Mariana Leal de Barros
(Pós-doutoranda-Antropologia)

29 de setembro de 2012

Povos Indígenas da Amazônia de Jane Felipe Beltrão

Afinal o que são povos indígenas? Eles existem na Amazônia? Quantos são? Onde vivem? O que fazem? Que direitos possuem? Por que eles são indígenas se vivem no Brasil? Eles são cidadãos?
São perguntas que surgem cotidianamente entre os não-indígenas e que nem sempre são respondidas adequadamente, pois falta aos brasileiros, de modo geral conhecimento para tratar as questões étnicas.
O livro se propõe a agregar à experiência de crianças, jovens estudantes e adultos a possibilidade de compreender a diversidade cultural existente na Amazônia para que não se estranhe o fato de que os indígenas são tão heterogêneos quanto paranaenses e gaúchos, por exemplo. E, além disso, são brasileiros e vivem situações muito semelhantes aquelas que se enfernta no dia-a-dia.

24 de setembro de 2012

CLAM em Destaque

O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos tem como finalidade principal produzir, organizar e difundir conhecimentos sobre a sexualidade na perspectiva dos direitos humanos, buscando, assim, contribuir para a diminuição das desigualdades de gênero e para o fortalecimento da luta contra a discriminação das minorias sexuais na região. Através do diálogo entre a universidade, movimentos sociais e formuladores de políticas públicas na América Latina, o Centro articula pesquisadores, militantes e outros parceiros interessados em fomentar o debate sobre a sexualidade e os direitos sexuais, coordenando atividades regionais no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

11 de setembro de 2012

Sergio Carrara UERJ

O Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença convida a tod@s os interessados a assistirem a palestra "A emergência dos direitos sexuais na contemporaneidade", que será ministrada pelo Professor Sergio Carrara (CLAM/IMS/UERJ), no dia 21 de setembro, às 10 horas, na sala 24 do Prédio de Filosofia e Ciências Humanas da USP.
 

Conferências USP - 2012

Está sendo transmitido pelo site do IPTV-USP o evento Conferências USP - 2012,  seção Humanidades, que tem como tema a questão da identidade.

O evento está acontecendo na Casa de Cultura Japonesa, de hoje a 13 de setembro. 

Programação e informações detalhadas podem ser vistas em http://fflch.usp.br/node/3468  

Os interessados em assistir à transmissão devem acessar a página do IPTV USP, conforme instruções contidas no tutorial. Para baixa-lo clique aqui


10 de setembro de 2012

Lançamentos

Acaba de ser lançado o livro Somos de Piedra, Somos de Barro. Arqueología del Cuerpo en América Latina, editado por Carlos Escalona Villalonga y Rodrigo Navarrete (Universidad Central de Venezuela) em que a professora Denise Pahl Schaan contribui com um capitulo intitulado: “Una Comparación entre Iconografía de Género y Complejidad Social en tres Sociedades Amazónicas Precolombinas”.


O livro pode ser encontrado na Amazon. Clique aqui para informações sobre a compra.




DENISE PAHL SCHAAN
Coordenadora do PPGA-Programa de Pós-Graduação em Antropologia.
Editora de Amazônica - Revista de Antropologia
http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/
Universidade Federal do Pará (www.ufpa.br)

3 de setembro de 2012

Conferências USP - 2012

Identidades
Local: Casa de Cultura Japonesa USP – Cidade Universitária
Dias: 11, 12 e 13 de setembro de 2012

Openning: Marco Antonio Zago – Pró-Reitor de Pesquisa da USP
1. Identity as a problem. 
a. Anthony Appiah – Princeton University 
b. Gabriel Cohn – Universidade de São Paulo 
c. Coordinator: Brasilio Sallum Jr. – Universidade de São Paulo

Setptember 11th 
– Tuesday afternoon 2. Material and Immaterial Culture and Identity.
a. Inés Dussel – DIE - CINVESTAV - México
b. Ulpiano Bezerra de Menezes – Universidade de São Paulo 
c. Comments: Beatriz M. Kühl – Universidade de São Paulo
 
September 12th – Wednesday morning 3. Ethnicity and Identity.

a. Manuela Carneiro da Cunha – Universidade de Chicago
b. Antônio Sérgio Guimarães – Universidade de São Paulo 
c. Comments: João Batista Borges Pereira – Universidade de São Paulo
September 12th – Wednesday afternoon

Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – sala 1063       

Home page:
http://www.sociologia.fflch.usp.br/ Cidade Universitária (0XX11) 3091-3724 05508-010 - São Paulo - SP
CINVESTAV- México.Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

4. Gender and Identity. a. Veena Das – Johns Hopkins University b. Maria Filomena Gregori – Universidade de Campinas c. Comments: Marília Carvalho – Universidade de São Paulo

September 13th 
– Thursday morning 5. Nation and Identity.

a. Federico Besserer – Universidad Autónoma Metropolitana - Iztapalapa 
b. Alberto da Costa e Silva – Academia Brasileira de Letras
c. Ruben Oliven – Universidade Federal do Rio Grande do Sul 
d. Comments: Maria Ligia Prado – Universidade de São Paulo

September 13th 
– Thursday afternoon 6. Class and Identity.

a. Claude Dubar – Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines 
b. Beverley Skeggs – University of London 
c. Comments: Claudio Batalha – Universidade de Campinas

28 de agosto de 2012

Seminário

CORPOS, SEXUALIDADE E FEMINILIDADES





Data: 26, 27 e 28 de setembro
Local: UERJ Maracanã - Rua São Francisco Xavier, 524.
Inscreva-se gratuitamente clicando
aqui

19 de agosto de 2012

NUMAS em AGOSTO


Olá, pessoal! Depois de um breve recesso de férias, nos reuniremos novamente esse mês! 

No próximo encontro, os trabalhos apresentados serão:

Wagner Lins - A emergência do Judaísmo no Estado da Paraíba: reflexões sobre a construção de novas identidades, novas fronteiras étnicas, e de novos marcadores sociais.
Rosenilton Silva de Oliveira - Derubando muros, construindo a paz: diálogos entre o catolicismo e o candomblé

Os debates ficarão por conta das professoras Laura Moutinho (NUMAs/USP) e Marta Francisca Topel (DLO/USP).

Solicitamos divulgação e esperamos tod@s lá!

Data: 24 de agosto - sexta feira.
Horário: 14:00
Local: Sala 24 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da USP

18 de julho de 2012

Fronteiras em Movimento: Deslocamentos e outras dimensões do vivido


O Projeto Fronteiras em Movimento - Deslocamentos e outras dimensões do vivido objetiva a produção de conhecimento sobre os movimentos migratórios contemporâneos, as práticas sociais e resignificações simbólicas dos grupos de deslocados e dos que permanecem no território de origem, mas são impulsionados, pelos influxos da mundialização, a encontrar novas formas de vida.

13 de julho de 2012

Divulgação do Concurso Público para Professor Doutor do Departamento de Antropologia IFCH/Unicamp.

Concurso Público para Professor Doutor do Departamento de Antropologia IFCH/Unicamp

Inscrições: 02 a 31 de julho de 2012.

Área: Teoria Antropológica

Concurso Público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de Professor Doutor, na área de Teoria Antropológica, nas disciplinas HZ-263 Antropologia II: Cultura e Práticas Sociais, HZ-363 Antropologia III: Estrutura e Processos Sociais e HZ-468 Antropologia e Teoria Social Contemporânea, do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.

As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração, com firma reconhecida em cartório).

Para mais informações visite o edital de abertura, clicando aqui.

28 de junho de 2012

28ª RBA São Paulo - 2012


28ª RBA/São Paulo-2012
Workshop Estudos Antropológicos sobre Sexualidade:
tendências, intersecções e fronteiras

Local: PUC-SP - Auditório 117A (1o andar do Prédio Novo)
30/06/2012 e 01/07/2012  - 9h00 às 18h00

Organização: 
Laura Moutinho (USP)
Regina Facchini (Unicamp)
Sérgio Carrara (UERJ)



Este workshop tem como objetivo produzir um mapa das tendências e principais linhas de força que vêm constituindo o campo dos estudos antropológicos sobre sexualidade no Brasil. Em sua ação multifacetada e polifônica, a produção antropológica vem desempenhando um importante papel contemporaneamente, especialmente no que tange ao entrecruzamento de novos temas e sujeitos que vem ganhando espaço no campo político.  Estas transformações ainda não foram devidamente mapeadas e analisadas, sobretudo com relação à produção de pesquisas e reflexões sobre sexualidade. Nesta primeira década do Século XXI, uma grande quantidade de dados e conhecimentos heterogêneos vem sendo produzida. Temos assistido tanto ao reconhecimento e à legitimação do tema em cenários antes refratários ao seu desenvolvimento quanto a um reposicionamento dos próprios sujeitos do conhecimento, tendo em vista o frequente entrecruzamento das agendas acadêmica e política. Formas antigas de se compreender a abrangência e amplitude da sexualidade vêm sendo re-semantizadas, grupos de trabalhos e mesas redondas proliferaram nos principais congressos da área. Instituições e centros de pesquisa foram criados em articulação com novos e antigos programas de pós-graduação, que vêm igualmente fomentando novas linhas de pesquisa - eventualmente consubstanciadas em grupos de pesquisa do CNPq.

26 de junho de 2012

SEXTA DO MÊS


Richard Schechner 
É professor na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova Iorque, editor da TDR: The Drama Review e diretor da East Coast Artists. Schechner foi interlocutor importante para os trabalhos de Victor Turner no campo da antropologia da performance e fundador do grupo de teatro experimental The Performance Group.


DIA 29/6, 9H30, SALA 14
Prédio de Ciências Sociais e Filosofia da FFLCH - USP.

17 de junho de 2012

Numas em JUNHO



No dia 22 de junho, sexta feira, às 14:00, os trabalhos apresentados serão: 

Estrella Maestre Amigo - Processos de subjetivação em mães que praticam o aleitamento prolongado.


Renata Guedes Mourão - "Do brega ao pop": consumo cultural entre empregadas domésticas.


Dessa vez, os debates ficarão por conta de Julio Assis Simões (NUMAS/USP) e Anna Paula Vencato (UNIP).

Seminário Pagu: Gênero,raça, desejos, amor.

Quando: 20 de junho de 2012
Horário: 14h00
Onde: Espaço Pedagógico - IFCH/Unicamp

Expositores:
1. Richard Miskolci - Depto. Sociologia - UFSCar
"O Desejo da Nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do século XIX"

2. Iara Beleli- Núcleo de Estudos de Gênero PAGU
"Amores on line: em busca do "par perfeito"


Organização: Adriana Piscitelli
Apoio: Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU
Curso de Doutorado em Ciências Sociais - Unicamp
Apoio técnico: Secretaria de Evento/IFCH.

Canal do LISA no VIMEO.


A produção de filmes etnográficos do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo pode ser assistida agora no VIMEO.

Em https://vimeo.com/lisausp, é possível assistir a filmes realizados com o apoio do LISA ou produções de pesquisadores que atuam junto aos grupos de pesquisa ligados ao LISA, como o GRAVI – Grupo de Antropologia Visual da USP e o NAPEDRA – Núcleo de Antropologia, Performance e Drama da USP.

Conheça a produção, divulgue, compartilhe.

11 de junho de 2012

DESTAQUE: PARCERIA ABA - MIS

Mostra de Filmes Aborígines Australianos no Museu de Imagem e Som

Data: 27 e 28.06
Local: Auditório MIS
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre




Sinopse: É um grande privilégio apresentar para o público brasileiro uma seleção de filmes aborígenes produzidos em diversas regiões da Austrália nos últimos dez anos. A produção de filmes em diferentes mídias – das convencionais até mídias online – é a chave para manter viva a cultura aborígene, para falar com o mundo. O programa de dois dias apresenta uma grande variedade de estilos e de histórias. Desde documentários sobre ...

8 de junho de 2012

2ª Edição da Revista Pensata está no ar


É com grande satisfação que divulgamos a segunda edição da Pensata, Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP.
Nosso segundo número já se encontra disponível em nosso site:




Aproveitamos a oportunidade para agradecer todos os colaboradores que participaram da confecção deste novo número da Pensata. 

Gostaríamos também de convidá-los a nos acompanhar em nossos canais na internet. Ajudem-nos a divulgar esta iniciativa do Corpo Discente do PPGCS - UNIFESP.

Universidade Federal de Sergipe, UFS convida:


Lima Barreto e os limites da "modernidade" no Brasil

Conferencista: Lilia Schwarcz (Universidade de São Paulo).
Data: Quinta-feira 14/06/2012
Horário: 9:00 - 12:00
Local: Auditório da Reitoria

Resumo:

Lima Barreto morreu no mesmo ano da Semana de 1922. Escritor negro, pertencente a uma classe média declinante, e morador da periferia de Todos os Santos, próxima do centro charmoso e elegante do Rio de Janeiro, à época Capital Federal, Lima  foi por muitos considerado uma espécie de símbolo nervoso da Primeira República. Mas justo ele, que foi assediado pelos modernistas paulistanos, que viram nele um modelo alternativo ao da literatura da ABL; que constituiu um grupo "boêmio" nucleado em torno da revista Floreal, pareceu com o tempo fechar-se,cada vez mais, para esses que eram considerados "novos tempos": modernos. Seu cenário era outro, aquele dos movimentos sociais, que tinham nas ruas e no espetáculo das multidões um ponto privilegiado

5 de junho de 2012

Última semana para as inscrições:


III Semana de Gênero e Sexualidade(s) da Unifesp
Política, gênero e sexualidade: diálogos e tensões
De 17 a 21 de Setembro de 2012
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Esta é a última semana para as inscrições na III Semana de Gênero e Sexualidade(s) da Unifesp. Serão selecionados trabalhos para apresentações em Comunicações Orais e propostas de Atividades Culturais, individuais ou em grupos. São aceitas inscrições de pesquisadores e alunos de áreas diversas, inclusive pesquisas que estejam sendo realizadas sem vínculo formal com instituições de ensino ou que estejam sendo produzidas no contexto de ações e movimentos sociais.
 
Para as Comunicações Orais são selecionados trabalhos nos seguintes Eixos Temáticos: 
  •  Estado e religiosidades: tensionando ações.
  •  Políticas públicas e sexualidade: práticas governistas e sociais.
  •  Violências e enfrentamentos.
  •  Militância e terceiro setor: produção de novos atores políticos e a ponte com governos e populações.
  • Políticas e discursos midiáticos.
Também aceitamos trabalhos que não estejam diretamente ligados aos Eixos Temáticos, portanto, não há motivo para não se inscrever!
 
As inscrições são gratuitas e se encerram em 10 de Junho!
 
Maiores informações, Edital e Inscrições no site do evento http://segensex3.blogspot.com.br/
 
 
MAPÔ - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidades da Unifesp

4 de junho de 2012

Convite para aula aberta.

O Núcleo de Estudos da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP convida para aula aberta: A política no meio: para uma interpretação política dos dualismos em Deleuze e Guattari.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL.

Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo (PERSPECTIVAS COMPARADAS).

DIAS 4, 5 E 6 DE JUNHO DE 2012.

Local: Prédio de Ciências Sociais e Filosofia/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo / Sala 8.

Organizadores: Heloisa Pontes, Lília Schwarcz e Sergio Miceli


clique aqui para acessar a programação

1 de junho de 2012

POR UMA HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE.

África Hoje é a primeira mostra exclusiva de documentários africanos a ser realizada no Brasil. 24 filmes serão exibidos ao longo de 2 semanas no Rio e 2 semanas em SP. Patrocínio CAIXA e Governo Federal

Diversidade na Biblioteca – Palestra, Universidade de São Paulo

No próximo dia 19 de junho, terça-feira, o Ciclo Diversidade na Biblioteca recebe a Profª Drª Cláudia Vianna, da Faculdade de Educação da USP, para a palestra "Quando as políticas de gênero e diversidade sexual entram na escola".
O encontro acontece às 14h no auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP, é gratuito e fornece certificados para os inscritos pelo e-mail bibip@usp.br.
Esperamos todas e todos para essa conversa sobre educação e diversidade sexual!
Compartilhe e compareça!
Para mais informações, clique aqui.

27 de maio de 2012

VIII Semana de Ciências Sociais da USP

PROGRAMAÇÃO DA SECS: DE 28 DE MAIO A 01 DE JUNHO 2012.

NUMAS recomenda:
30/05/2012 - "Dzi Croquettes", das 10 às 13 horas, na sala 14.
Debatedores: Prof.º Dr.º Júlio Assis Simões USP
Prof.ª Livre Docente Regina Muller UNICAMP

31/05/2012 - "A Single Man", das 10 às 13 horas, na sala 14.
Debatedores: Prof.º Dr.º Júlio Assis Simões USP
Prof.º Dr.º Peter Fry UFRJ






Movimentos LGBT e os percursos ao estado no Brasil e no México

Seminário NUMAS: Movimentos LGBT e os percursos ao estado no Brasil e no México
Rafael de la Dehesa

Rafael de la Dehesa é professor de sociologia no Centro de Pós-graduação e na Faculdade de Staten Island da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY). Ele é autor do livro Queering the Public Sphere in Mexico and Brazil: Sexual Rights Movements in Emerging Democracies (Duke University Press, 2010). Participou durante 2006-2010 na comissão de diretores do Centro de Estudos Lesbico-Gay (CLAGS) da CUNY, e trabalha como coeditor da revista Sexualidades: Uma seria monográfica sobre sexualidades latinoamericanas e caribenhas.


24 de maio de 2012

Políticas Culturais, Democracia & Conselhos de Cultura


O livro é uma referência para estudiosos e ativistas dos conselhos de cultura, pretendendo subsidiar intervenções políticas e acadêmicas, objetivando aprofundar a democratização dos conselhos e do campo cultural no país. Traz reflexões de estudiosos sobre a temática dos conselhos de políticas públicas no Brasil, contando com materiais produzidos pelas investigações desenvolvidas no processo. A obra ainda abarca reflexões de estudiosos convidados sobre conselhos, democracia e políticas públicas de cultura no Brasil e abrange a análise de algumas experiências específicas de conselho no país.